Eventos


Música de Câmara | Duo Bevilacqua-Assumpção

Descrição do evento

Em outubro, a série Música de Câmara recebe o Duo Bevilacqua-Assumpção

A pianista e compositora Inês Assumpção e o violoncelista e também compositor Miguel Bevilacqua se conheceram em 2015, quando ambos cursavam bacharelado em seus respectivos instrumentos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Durante o período universitário, descobriram interesses comuns em práticas de música de câmara, com foco na música erudita.

Na pandemia, Inês e Miguel se dedicaram ao estudo das sonatas de L. V. Beethoven e outras peças de câmara para violoncelo e piano, fortalecendo sua afinidade musical. Assim que tiveram a oportunidade, encontraram-se para gravar uma das sonatas e formalizaram assim sua colaboração, dando início ao Duo Bevilacqua-Assumpção. Ainda na pandemia, compuseram a trilha sonora para o balé “Outrar”, apresentado na Bélgica e coordenado pela coreógrafa Lia Rodrigues.

Desde 2022, o Duo vem refinando sua conexão musical, ressaltando sua paixão compartilhada pela música e ritmos brasileiros e enaltecendo figuras importantes como Villa-Lobos, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, entre outros mestres. Comprometidos em integrar a linguagem erudita e camerística à música brasileira, dedicam-se a construir arranjos inovadores que enriquecem a tradição musical no país.

Entre seus feitos, destacam-se a estreia mundial de obras de Waltel Branco e Jesus Ferreira, generosamente cedidas pelo grande violoncelista Márcio Malard, além de uma partitura oferecida por Wagner Tiso em homenagem ao celista. Inês e Miguel também colocam em foco suas composições autorais em arranjos que combinam a versatilidade do piano com o idiomatismo do violoncelo, oferecendo performances que transmitem emoção e técnica refinada aliadas a um repertório inovador e criativo.

 

DATA | HORÁRIO

08/10/2025 | 19h00

 

DURAÇÃO

70 minutos

 

LOCAL

Espaço Abu | Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 249, Loja E, Copacabana - Rio de Janeiro, RJ | 4 minutos a pé da estação de metrô Cardeal Arcoverde

 

POLÍTICA DE INGRESSOS

  • O ingresso é válido somente para a data, horário e local para o qual foi emitido.

  • De acordo com a legislação vigente, é obrigatória a apresentação de documento que comprove o direito ao benefício da meia-entrada, tanto na compra do ingresso como na entrada do evento.

  • Não é permitido fotografar, gravar ou filmar qualquer parte do evento, sem a autorização prévia e expressa do Espaço Abu.